O Cardeal Ranzinga

Grupo "Os Patos do Lago".

A minha foto
Nome:
Localização: Porto, Portugal

quarta-feira, outubro 04, 2006

PANDEM(ED)IAS

Chegado o Outono, voltam os jornais, televisões e rádios a atacar os nossos sensíveis ouvidos com a “Pandemia” da Gripe das Aves (ou “das galinhas” como o Senhor Reitor fortemente recomenda que se diga), com a propagação desenfreada da SIDA, com os médicos e enfermeiros portugueses que não lavam as mãos. E voltam os blogs com as maliciosas e galináceas acusações de que um tal de “bombas” (provavelmente uma vítima da criatura) não lavará o traseiro.
--
Muita letra, muita palavra mas … pouca substância. O fogo de artifício a disfarçar a realidade.
--
Dizia um conhecido Engenheiro, e com muita razão, que “é só fazer as contas”. Pois façamo-las (utilizaremos – plural de modéstia - contas de organizações internacionais, embora reconheçamos que o Senhor Engenheiro, para o nível médio português, também faz as contas assim-assim).


Vejamos: na Europa, anualmente, suicidam-se cerca de 58.000 pessoas (dados OMS). Mais que o número de mortes provocadas por HIV ou acidentes de viação (dados OMS e UE). A nível mundial, estima-se que tal quantidade seja de 1 milhão de pessoas (Dados OMS).
--
Com a “corriqueira” gripe (Influenza), morrem por ano entre 250.000 a 500.000 pessoas (estimativas OMS). Vítimas da gripe das Aves, morreram nos últimos doze meses 70 (por extenso: setenta) pessoas em todo o mundo (dados da OMS).
--
Fiquemos por aqui (sobre os porcos dos médicos e enfermeiros portugueses e sobre as eventuais vítimas do traseiro do simpático estilhaço alegadamente mal cheiroso, não foi possível obter números das entidades oficiais em tempo útil).
--
Os media, porém, o que transmitem ? Pandemia da Gripe das Aves, H5N1, HIV, “Acidente de viação mata quatro”, etc., etc., etc.
--
Seria certamente engraçado saber que interesses estarão por trás desta agressiva curiosidade dos Media relativamente a alguns fenómenos, sendo certo que por cada 10 minutos de “Noticiário” se suicidam 19 pessoas, por cada 5 minutos de noticiário morrem de fome ou subnutrição 140 crianças, e por aí fora. Mas disto pouco ou nada se fala (embora haja uns programas geralmente pelas 3 da madrugada sobre estes assuntos “marginais” que, no fundo, são os que têm a ver com a "qualidade" de vida e que deveriam ser o instrumento de medida do sucesso ou insucesso das nossas sociedades).
--
Quanto às verdadeiras “notícias”, as contas são mais difíceis de fazer: A cada 7500 minutos de “Noticiário” morre no mundo 1 (por extenso: um) humano com a famigerada “Pandemia da Gripe das Aves” (o malandro do Pato Si está aqui ao meu lado a dizer que são hipocondríacos que se deixam “sugestionar”). E nem vale a pena continuar a fazer comparações com outros “flagelos”, que todos eles são respeitáveis e merecedores de atenção, mas na sua justa medida.
--
É que os “Abraços” não podem ser só para alguns.
--
Podemos pois ficar sossegados: o Estado Português gastou riões (rios de milhões) de Euros em estudos, análises, comissões e compras de um tal de “Tamiflu” (o Pato Si, esta adorável mas perversa criaturinha, está aqui a dizer que o Tamiflu ou se toma no braço ou se toma nu).
Quanto à qualidade de vida ...
--
Serena-te Povo, e abre os olhos.
--
Dominus Ignoscerit VVVVVVV